O Cavaleiro dos Sete Reinos: O Cavaleiro Misterioso — George R. R. Martin


O Cavaleiro dos Sete Reinos: O Cavaleiro Misterioso (Warriors: The Mystery Knight) — ISBN: 9788580449730

3º livro da série As Aventuras de Dunk e Egg

Personagens: Duncan “Dunk” & Aegon “Egg” Targaryen

Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo.

É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles - uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos.

Dunk e Egg estão a caminho do Norte, buscando serviço em Winterfell, quando um grupo de cavaleiros — Alyn Cockshaw, Gormon Peake e um cavaleiro andante chamado John, o Violinista —, os informa do casamento entre uma filha de Lorde Frey com a antiga Mão do Rei, Lorde Butterwell. Decidindo que não tinham nada a perder, e que uma festinha seria bom, Dunk e Egg se dirigem para Alvasparedes.

Mas o que era para ser motivo de festa logo se revela uma tentativa de traição; Dunk desconfia que Gormon Peake estava planejando algo, e caso alguém descobrisse que Egg era o príncipe Aegon Targaryen disfarçado... Dunk estava perdido.

Minha opinião:

O Cavaleiro Misterioso é o conto que mais precisa de explicação, pois O Cavaleiro Andante e A Espada Juramentada lidavam com consequências indiretas da Rebelião Blackfyre, mas agora a situação é outra.

Primeiramente, os Targaryen praticavam incesto dinástico, casando, geralmente, irmão com irmã desde milênios antes de Aegon, Visenya e Rhaenys conquistarem os Sete Reinos. Mesmo isso é motivo de especulação, pois alguns leitores acreditam que o motivo do incesto era preservar o sangue do dragão e a magia de cada família na família — na vida real, a proposta era manter a riqueza na família, como praticada pelos faraós egípcios. Se a questão é apenas por ouro ou por sangue de dragão, o autor tem sido muito cuidadoso e mantido a boca fechada.

De qualquer forma, o rei Aegon IV, o Indigno, foi obrigado pelo pai a casar com sua irmã, Naerys, que amava o outro irmão, Aemon, o Cavaleiro do Dragão — o grande ídolo de Jon Snow. Mesmo assim, Aegon e Naerys tiveram uma série de bebês, mas apenas Daeron e, anos depois, Daenerys, sobreviveram e chegaram à idade adulta. Aegon, que recebera a alcunha de Indigno por bons motivos, teve uma série de amantes e bastardos, os quais legitimou em seu leito de morte. Um deles, Daemon Blackfyre, recebeu do pai uma das espadas-relíquia dos Targaryen, a Blackfyre. Até aí tudo bem, mas de alguma forma, começaram a pipocar boatos de que Daeron era filho da traição de Naerys e Aemon, em vez de ser filho de Aegon.

Com a morte de Aegon, Daeron ascende ao Trono de Ferro. Anos depois, sob a desculpa de ter sido rejeitado como pretendente à mão de Daenerys, sua meia-irmã... Apesar de ele ser casado com outra... Daemon se lança numa guerra contra Daeron, que divide tanto os Sete Reinos como a Casa Targaryen; de um lado, Daeron e Corvo de Sangue. Do outro, Daemon e Açoamargo. Para colocar mais lenha na fogueira, Corvo de Sangue e Açoamargo se odiavam por dois motivos: a briga eterna entre os Blackwood e os Bracken — famílias das mães deles — e Shiera, a última filha ilegítima de Aegon, o Indigno.

No fim do conflito, cuja batalha decisiva foi a do Campo do Capim-Vermelho, Corvo de Sangue mata Daemon e dois de seus filhos, perde um olho para Açoamargo, mas com a ajuda de Baelor Quebra-Lança e Maekar, consegue fazer com que Açoamargo e parte de seus conspiradores vá para o exílio. Mas a paz duramente conquistada ainda estava ameaçada, pois enquanto Açoamargo vivesse, os filhos de Daemon Blackfyre sempre inspirariam tomar o Trono de Ferro.

Quase vinte anos depois, Daeron está morto e seu filho Aerys é o rei, enquanto Corvo de Sangue atua como Mão. A perda do olho, e o fato de Corvo de Sangue aparentemente saber de tudo o que acontece nos Sete Reinos dá início a uma charada: “quantos olhos Lorde Corvo de Sangue tem? Mil olhos e mais um”. Um desses olhos poderia muito bem ser Sor Maynard Plumm, o Cavaleiro Misterioso que dá nome ao conto:

... Plumm o guiou pelo pátio. De perto, havia algo estranho nas feições de Sor Maynard. Quanto mais Dunk olhava, menos parecia ver.

Se Sor Maynard for o que eu acho que é, ele é o maior jogador da série. Além de misterioso, o homem tem um senso de humor incrível.

Outro dos amigos de Dunk é Sor Glendon Ball, um cavaleiro adolescente que se orgulhava em ser o filho bastardo de Quentyn Ball, um traidor da Coroa e responsável por convencer Daemon a se rebelar. Ele tem tudo para ser um antagonista, mas tendo em vista o que acontece com ele, é muito difícil não simpatizar com Glendor; ele é determinado e, em uma luta justa, teria muito bem ganhado o ovo de dragão que o era o prêmio máximo do torneio de casamento.

John, o Violinista, é o ponto alto do livro. Charmoso e arrumadinho, ele deu umas cantadas descaradas em Dunk, que não percebeu. Me encontrei rindo alto de várias coisas que saíram da boca dele:

— Eu adoraria cruzar espadas com você, sor. Combati homens de muitas terras e raças, mas nunca um do seu tamanho. Seu pai era tão grande quanto você?

Alusão em seu melhor. Além delas, John também tem sonhos premonitórios, e previu que um ovo de dragão chocaria em Alvasparedes, e Dunk vestiria um manto branco — confirmado pela Velha Ama, que conta para as crianças Stark várias histórias sobre Sor Duncan, o Alto. Só que nada disso acontece do modo como John esperava. Aliás, assim como Glandon Ball, ele tinha tudo para ser um antagonista, mas em vez de raiva, só consegui sentir pena dele. Nem de longe o Violinista tem a metade da autoconfiança e segurança de Glandon Ball, Dunk, ou qualquer outro personagem.

Ah, por último, quem assiste Game of Thrones ou lê a série principal, conhece Walder Frey muito bem. O velho arquitetou o casamento mais comentado dos livros, mas seus dons de arranjar e aterrorizar casamentos começou bem cedo, quando ele tinha apenas quatro anos.

0 Comentários
Comente!